• catharine mozer gomes

Pensamento linear, mundo exponencial

Atualizado: 6 de ago. de 2021


Estamos passando por um período de grandes transformações, que está afetando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos de forma geral. Isso não só tem se intensificado com a pandemia do COVID-19, mas também devido ao crescimento exponencial da tecnologia (confira o post Crescimento acelerado da tecnologia).

O principal problema é que não estamos acostumados a pensar de forma exponencial, mas sim de forma linear, enquanto a tecnologia continua evoluindo exponencialmente e causando impactos na sociedade com a mesma proporção.

Para entendermos melhor o impacto do crescimento exponencial, veja o exemplo abaixo:

Se começarmos a dar passos únicos, com a mesma distância, digamos de um metro, ao final de 30 passos teremos caminhado apenas 30 metros (pensamento linear).

Agora, se começarmos a dar passos dobrando a distância a cada passo (1, 2, 4, 16, 32...), você consegue imaginar qual seria a distância percorrida ao final de 30 passos? Seria mais de 1 bilhão de metros, o equivalente a distância para dar 27 mil voltas em torno da terra. Bem diferente, não?

Outro exemplo da grandiosidade do exponencial também foi relatada neste artigo de Ideias Esquecidas sobre a história da invenção do xadrez.

Esse é o crescimento exponencial que estamos vivendo e apesar de todos os avanços que observamos ao nosso redor, ainda não conseguimos compreender as possibilidades e oportunidades que as novas tecnologias poderão nos oferecer muito em breve. Precisamos estar mais abertos às mudanças que estão por vir e não subestimar a evolução tecnológica, que com certeza vai continuar nos surpreendendo nos próximos anos.


Quer aprender mais sobre transformação digital e como transformar a sua empresa? Entre em contato.


Este artigo foi escrito em parceria com Negociarte Treinamento e Desenvolvimento.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo