catharine mozer gomes
O que é computação em nuvem?
Cloud ou computação em nuvem nada mais é do que o aluguel de recursos de computação, como por exemplo o armazenamento de arquivos e dados, do servidor de outra empresa e com acesso via internet. Ou seja, não há nuvem, é apenas o computador de outra empresa.

Como exemplos de provedores de Cloud é possível mencionar a Microsoft com os serviços da Azure, o Google Cloud e a AWS da Amazon, que oferecem diversos serviços para empresas.
A computação em nuvem oferece vários benefícios para as empresas, entre eles:
Flexibilidade: poder pagar apenas pelos recursos utilizados, sendo que grande parte das empresas oferecem opções gratuitas de uso.
Segurança: o acesso aos arquivos e dados só pode ser feito através de um login e senha individual. Além disso, existe a garantia de backup do que foi armazenado, o que garante a segurança em caso de desastres que podem comprometer os servidores de uma empresa (exemplo: alagamento, incêndio).
Escalabilidade: é possível aumentar o uso do Cloud conforme a sua necessidade, apenas pagando pelos recursos adicionais, sem ter uma infraestrutura própria.
Manutenção: não existe preocupação e investimento em manutenção, dado que isso já está incluído nos serviços dos provedores de Cloud.
Diversidade de recursos: a maioria dos provedores oferecem uma gama extensa de serviços de computação, que vão desde à armazenagem de dados a modelos prontos de Machine Learning, que podem ser manuseados mesmo com baixo conhecimento técnico.
Acessibilidade: devido a extensa cobertura e potencial de armazenagem, isso acaba aumentando a velocidade de processamento, o que é de extrema importância para a utilização das novas tecnologias, como exemplo a Internet das coisas.
Quer aprender mais sobre transformação digital e como transformar a sua empresa? Entre em contato.